Categorias
Serviços

Como trocar a borracha da geladeira

A borracha da geladeira é um elemento fundamental para seu bom funcionamento. Graças a esta calafetagem, o ar frio é impedido de escapar para o exterior e, ainda mais importante, o calor de entrar no refrigerador. A borracha serve , enfim, para a geladeira fechar hermeticamente .

Se quisermos que nossa geladeira dure muito, devemos guardar a borracha que envolve a parte interna da porta. Embora possa parecer um item sem importância, sem a borracha a geladeira não funciona.

Quando é necessário trocar a borracha da geladeira

Trocar a borracha da geladeira é fundamental quando está danificada, mas às vezes não é fácil detectá-la. Vamos ver como ter certeza de que precisamos trocar a fita de calafetagem em nossa geladeira :

  • Quando a borracha está visivelmente quebrada .
  • Se houver rachaduras na borracha que penetraram no fundo . Se não penetraram não é necessário trocá-lo, mas é recomendado.
  • Se houver folgas entre a borracha e a gaxeta , a borracha deve ser completamente colada à porta.
  • Ao perceber que algo está errado, mas a borracha parece nova, é aconselhável escutar se há vazamento de ar, mesmo com a porta fechada . Se o vazamento for ouvido, é que a borracha tem alguma parte deteriorada que não pode ser detectada a olho nu.

Como trocar a borracha da geladeira

Pode parecer simples mas, se não tem os conhecimentos necessários, não tem o material adequado ou falta tempo, é melhor confiar em técnicos profissionais que nos dão a tranquilidade de um trabalho bem executado.

Se você tem informações e tempo para trocar a borracha da geladeira por conta própria, ótimo! Dizemos a você as etapas a serem seguidas para que nada escape de você:

  1. Desligue ou desconecte a geladeira da corrente elétrica para evitar sustos desnecessários.
  2. Se você acha que será mais fácil para você trabalhar, remova a porta da geladeira, embora não seja essencial. Para desmontá-lo, basta desapertar as dobradiças e desengatar a porta.
  3. Verifique o tipo de calafetagem que sua geladeira possui. Em refrigeradores modernos, eles são mais comumente montados ou sobrepostos em um trilho. No caso de alguns refrigeradores antigos, muito antigos, a borracha pode ser aparafusada à porta.
  4. Remova a borracha velha de sua geladeira :
    • Se a borracha estiver montada no trilho, basta puxá-la para fora.
    • Se a borracha estiver sobreposta, você precisará usar uma espátula para removê-la da parte externa do trilho. Depois de separar uma parte, você só precisa puxar para removê-la.
    • Se a borracha tiver parafusos, desparafuse para removê-los e guarde os parafusos para colocar o novo.
  5. Limpe o trilho para evitar que a graxa acumulada impeça a borracha nova de aderir corretamente à porta.
  6. Monte a nova borracha deslizando-a no trilho, enganchando-a do lado de fora ou aparafusando.
  7. Monte a porta novamente , se necessário, e verifique se ela fecha corretamente.

Técnico da HomeServe trocando a borracha em uma geladeira

Não se esqueça que, ao longo do ano , podem surgir várias pequenas avarias no seu frigorífico ou noutros aparelhos. Se você quiser evitar surpresas, contrate o pacote de eletrodomésticos HomeServe e você terá um serviço completo de reparo e manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *